radiofrequencia sindrome miofascialA Síndrome Miofascial é uma causa muito comum de dor muscular caracterizada pelos trigger points ou pontos gatilhos, que são nódulos bem delimitados e que, quando estimulados, causam dor em uma área distante. Dor ao redor dos ombros, pescoço, escápula e região lombar  são locais comumente afetados pela doença.

Com frequência nos deparamos no consultório com pacientes que  se queixam de dor uni ou bilateral, cãibras ou sensação de peso nas pernas que se agravam ao caminhar ou conforme o tempo de permanência em pé. Ao aprofundarmos a investigação pensam ter os mais variados problemas, desde artrose a varizes. Em uma parcela significativa destes casos estes sintomas podem ser decorrentes de uma doença que se denomina estenose lombar.

radiofrequencia dor colunaA radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, seguro, feito com anestesia local ou sedação, e que se tornou uma grade esperança para os pacientes que sofrem de dor crônica na coluna. Este método visa o alívio da dor (lombar, cervical, hérnia de disco) para aqueles que não melhoram com o tratamento clínico.

Caro leitor,

Se você sofre de dor lombar que “caminha” para a coxa ou perna pode ter uma hérnia de disco. A hérnia consiste no extravasamento de material do interior do disco intervertebral que migra e promove compressão sobre uma raiz nervosa, devido à proximidade entre o disco e o tecido neural. Este efeito compressivo, associado a uma resposta inflamatória local, pode ser responsável por uma miríade de sintomas, dentre eles a famosa ciatalgia, que consiste em dor com irradiação para o membro inferior e que pode variar de leve a incapacitante. Outras manifestações clínicas podem ser: alteração de sensibilidade, sensação de formigamento, perda de força e alteração de reflexos.