“Life is motion” ou vida é movimento! Esta frase define a filosofia de tratamento dos cirurgiões de coluna do Spine Institute at Rocky Mountain Associates, um centro de excelência situado em Johnstown, no Estado do Colorado, nos EUA. Os profissionais deste Instituto são defensores de técnicas cirúrgicas que visam preservar os movimentos da coluna. Oferecem métodos alternativos à artrodese.

Dr Rafael Oda, durante seu estágio, teve a oportunidade de vivenciar, trocar experiência e aprimorar seus conhecimentos com profissionais altamente qualificados, entre eles o Dr Kenneth Pettine, que foi um dos precursores da prótese de disco cervical, e o Dr Fernando Techy que é um grande estudioso e entusiasta da aplicabilidade clínica das células tronco na coluna.

Dr Rafael Oda Spine Institute

cirurgia inovadora joelhoO Hospital e Maternidade Dois Pinheiros e a equipe do Instituto Ortopédico Professor Rene Abdalla, de Sinop, são pioneiros no Brasil na realização de cirurgia do joelho utilizando uma técnica que tem como base uma membrana de colágeno, que consiste na indução de formação de tecido cartilaginoso por meio do uso de membrana de origem porcina com propriedades de formação de tecido. É importante enfatizar que o método tem suas indicações precisas, principalmente em lesões de cartilagem de pacientes até 50 anos de idade, desde que o problema que ocasionou o dano seja tratado.

O procedimento inovador é amplamente utilizado na Europa, tendo origem suíça. No Brasil, o médico ortopedista Professor Dr. Rene Abdalla é precursor da técnica, como informa o médico ortopedista José Eduardo Eid. “Quando perdemos cartilagem não existe ainda uma forma de repor esse material, porém essa técnica auxilia na proliferação de matriz com potencial em tecido cartilaginoso da área danificada. É uma forma de promover a regeneração da cartilagem”, acrescenta o médico.

DrRafaelOdaDr. Rafael Oda participou do Curso de Formação em Técnicas Minimamente Invasivas, com o grupo do Centro Especializado em Coluna e Dor de Ribeirão Preto – SP, nos dias 5, 6 e 7 de novembro.